Portal Municipal de Turismo de Ascurra
Capelas

Capela Sagrada Família

Em meados de 1874, o Dr. Otto Blumenau, na direção da Colônia de Blumenau, mandou acelerar os trabalhos de demarcação dos lotes de terras dos diversos rios do Vale, o Rio Itajaí –Açu, na margem esquerda, já prevendo uma intensificação na imigração nos anos seguintes. Os dois ribeirões foram simbolizados pelos nomes dos apóstolos São Pedro (Rodeio) e São Paulo (Ascurra), vindo de encontro com a religiosidade dos imigrantes que iriam ocupar os lotes banhados por esses ribeirões coincidindo com o término das demarcações das terras com a festa dos dois santos, celebrada em 29 de junho. Portanto o primeiro nome da comunidade ficou conhecido como Linha Colonial Ribeirão São Paulo, também mais tarde foi chamada de Vinte Quatro devido ao número do lote e onde também, mais tarde, foi erguida a primeira Capela.

A primeira capela foi erguida por um grupo de famílias e recebeu o nome de Sagrada Família, pelo fato de que um grupo de famílias aqui instaladas a teria erguido, a pedido do pároco de Blumenau, no ano de 1877.

A primeira missa foi presidida pelo P. João Maria Cybêo, jesuíta, auxiliar do P. João Maria Jacobs; residia em Nova Trento. Foi em 28 de março de 1878. Acredita-se que, uma vez decidido o local da capela, teriam erguido um barraco que servia para reunir o povo aos domingos, para rezar. O primeiro rezador foi Elias Barbetta, da igreja de Ascurra. 

O primeiro Conselho de Pastoral (chamavam-se de fabriqueiros e depois diretoria) teria sido Giovanni Buzzi, desligando-se da capela Santo Ambrósio. O terreno foi doado, parte do lote 22 e grande parte do lote 24, pelos proprietários, João e Isabella Tessarollo e Cesare e Catherina Girardi. A construção da primeira Capela deu-se em 26 de maio de 1878, rústica feita de pau a pique, fechada com ripas, coberta com taboinhas dedicada à Sagrada Família. Vinte anos depois em 24 de dezembro de 1899, foi inaugurada a segunda capela de tijolos, bem maior e coberta de telhas, pelo P. Giácomo Vicenzi. A atual igreja foi erguida no ano de 1967, sendo pároco o P. Orestes Satler.

O primeiro educador da comunidade foi Germano Depiné. A professora e maestra Isabel e as Irmãs Catequistas Franciscanas de Rodeio.

Fonte: http://paroquiasantoambrosio.org.br/artigo/11 




Contatos:


Relacionados

Capela Nossa Senhora do Ghisallo

fecam
23 de maio, 2022

Trilha do Morro do Foguete

fecam
23 de maio, 2022

Praça Poeta Vicente Cecherelo

fecam
14 de junho, 2017
Sair da versão mobile