Portal Municipal de Turismo de Ascurra
Igrejas

Igreja Matriz Santo Ambrósio

A religiosidade marca o povo ascurrense. Em 15 de janeiro de 1877 foi iniciada a 1ª capela de Ascurra. Elias Barbetta foi seu grande líder. A imagem de Santo Ambrósio era apenas um quadro. Na igreja também, um crucifixo.

Em 17 de abril de 1879, já com a demarcação dos lotes, foi iniciada a 2ª capela. Em 22 de setembro de 1902, Dom José de Camargo, então bispo de Curitiba, visitava Ascurra. Pelo que se sabe foi o 1º bispo a chegar aqui. Os Fabriqueiros da época, assim chamados os que dirigiam a Comunidade, receberam a 1ª provisão do bispo diocesano.

A terceira igreja, a atual, iniciou-se sua construção em 1903 e foi concluída em 1905. A imagem de Santo Ambrósio veio da Itália. A arte deve-se ao pintor ascurrense Pedro Chechet. Passou por várias reformas. De 1999 a 2003 foi feita a penúltima restauração. A última, de maio de 2012 a maio de 2013. Com o decorrer dos anos a igreja ficou muito danificada e a pintura original desvirtuada. Em maio de 2012 a maio de 2013 deu-se a última restauração. O povo de Ascurra muito contribuiu para levar a efeito este projeto.

Tem seu grupo de catequistas, ministros da comunhão e do batismo, equipes de celebração e alguns grupos de cantores que muito colaboram com a liturgia. Tem ainda Grupos de reflexão. Tradicionais são a solenidade de Corpus Christi e a Via-Sacra encenada pelos jovens na 6ª feira santa. Os Conselhos de Pastoral sempre estiveram atuantes. Há um grupo de Missionários do Dízimo, que visitam as casas e entregam o calendário do Dízimo. Presentes ainda a Pastoral Familiar e a Pastoral da Juventude.

Fonte: http://paroquiasantoambrosio.org.br/artigo/2

Contatos: