Portal Municipal de Turismo de Ascurra
Capelas

Capela São José

Localizada no bairro Guaricanas II, foi edificada no ano de 1935, seu sino tocado até hoje veio da Italia. O pároco na época era Padre João Baptista Rolando (Salesiano de Ascurra). História: Guaricanas, nome de uma palmeira comum no local, deu o nome ao ribeirão, Faz divisa com serra do Selin- Ibirama. O lote de número 14-A foi reservado para a capela, o cemitério e a escola. O primeiro a firmar residência colonial em Guaricanas foi o senhor Antônio Lanznaster.

A primeira Capela de Guaricanas era de madeira. Iniciou em 1882. Em 16 de dezembro do mesmo ano era inaugurada. O Pároco de Blumenau rezou a Missa e deu a Bênção de inauguração. O Pároco visitava Guaricanas a cada 3 meses. Em 1912 Guaricanas teve as Santas Missões. A primeira visita de Pe. João Canônico, 1º pároco de Ascurra, deu-se no dia 15 de dezembro de 1912. Com o tempo surgiu a necessidade de uma capela maior. Na época viviam l65 famílias, totalizando 350 pessoas aproximadamente. Surgiram algumas desavenças, quanto à localização. Uns queriam a igreja mais no início de Guaricanas I e outros mais para dentro. Mas, chegaram à conclusão de ver um lugar que ficasse mais centralizado para todos.

O doador do terreno foi o senhor Benvenutto Prade. Foi criada a primeira diretoria composta como segue: Pedro Tontini, Benedeto Mondini, Maximiliano Vendrami, Luciano Pisa, Giovani Grava e Luiggi Rinco. Essa capela foi construída também em regime de mutirão e com doações. O altar é todo feito manualmente, com facões e canivetes, pelo senhor Sebastião Tottene e com a ajuda do senhor Antônio Pisa. No dia 29 de abril de 1935, foi inaugurada a 3ª capela de São José, o pedreiro construtor foi Emílio Foss. Padroeiro São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono e grande intercessor de todos nós.

Celebra-se dia 19 de março, a Solenidade de São José. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo. “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24). O Verbo Divino quis viver em família.


Horário de atendimento:
Pode ser apreciada por fora , e visitações entrar em contato com a direção.

Contatos:


Relacionados

Cachoeira Salto da Mineira

fecam
20 de janeiro, 2010

Pesque Pague Rancho Dalcastagné

fecam
27 de março, 2019

Pedra da Leoa

fecam
20 de janeiro, 2010
Sair da versão mobile