Histórico

A devoção a São Cristóvão iniciou nos anos 60 com uma promessa. Dona Fausta Dalfovo sofreu um acidente de ônibus. A família, desejando sua recuperação, fez uma promessa e doou a imagem de São Cristóvão. Um pequeno capitel foi construído na subida do Morro do Amândio. Ali também o povo se reunia para rezar.

Inicialmente as celebrações eram feitas na Escola Básica Deputado Abel Ávila dos Santos. Depois no Centro Social. A partir de 1990 as missas eram semanais, nos domingos à noite.

A construção da igreja iniciou em 14 de junho de 2000. Terminou em 2006.

As Missões, realizadas em outubro de 2012 marcaram a Comunidade. Em julho acontece a festa do padroeiro com a tradicional procissão dos motoristas.

Padroeiro

São Cristóvão nasceu no século III, era filho primogênito do rei de Canaã. Começou a viajar em busca da história do Crucificado e em uma de suas viagens encontrou um eremita que lhe contou a história. Converteu-se, batizou-se e decidiu devotar a vida ao transporte dos viajantes que necessitassem atravessar um rio caudaloso. Certo dia, um menino pediu a Cristóvão que o levasse até a outra margem. Ouviu do menino: “Não te surpreendas com o que aconteceu, pois comigo carregaste todos os pecados do mundo.” Só então reconheceu o pequeno viajante: era o próprio Jesus. Existem dúvidas de sua verdadeira existência, São Cristóvão continua a ser venerado em todo o mundo como protetor dos viajantes e motoristas.




Contatos: