Em meados de 1874, o Dr. Otto Blumenau, na direção da Colônia de Blumenau, mandou acelerar os trabalhos de demarcação dos lotes de terras dos diversos rios do Vale, o Rio Itajaí –Açu, na margem esquerda, já prevendo uma intensificação na imigração nos anos seguintes. Os dois ribeirões foram simbolizados pelos nomes dos apóstolos São Pedro (Rodeio) e São Paulo (Ascurra), vindo de encontro com a religiosidade dos imigrantes que iriam ocupar os lotes banhados por esses ribeirões coincidindo com o término das demarcações das terras com a festa dos dois santos, celebrada em 29 de junho. Portanto o primeiro nome da comunidade ficou conhecido como Linha Colonial Ribeirão São Paulo, também mais tarde foi chamada de Vinte Quatro devido ao número do lote e onde também, mais tarde, foi erguida a primeira Capela.

A primeira capela foi erguida por um grupo de famílias e recebeu o nome de Sagrada Família, pelo fato de que um grupo de famílias aqui instaladas a teria erguido, a pedido do pároco de Blumenau, no ano de 1877.

A primeira missa foi presidida pelo P. João Maria Cybêo, jesuíta, auxiliar do P. João Maria Jacobs; residia em Nova Trento. Foi em 28 de março de 1878. Acredita-se que, uma vez decidido o local da capela, teriam erguido um barraco que servia para reunir o povo aos domingos, para rezar. O primeiro rezador foi Elias Barbetta, da igreja de Ascurra.

O primeiro Conselho de Pastoral (chamavam-se de fabriqueiros e depois diretoria) teria sido Giovanni Buzzi, desligando-se da capela Santo Ambrósio. O terreno foi doado, parte do lote 22 e grande parte do lote 24, pelos proprietários, João e Isabella Tessarollo e Cesare e Catherina Girardi. A construção da primeira Capela deu-se em 26 de maio de 1878, rústica feita de pau a pique, fechada com ripas, coberta com taboinhas dedicada à Sagrada Família. Vinte anos depois em 24 de dezembro de 1899, foi inaugurada a segunda capela de tijolos, bem maior e coberta de telhas, pelo P. Giácomo Vicenzi. A atual igreja foi erguida no ano de 1967, sendo pároco o P. Orestes Satler.

O primeiro educador da comunidade foi Germano Depiné. A professora e maestra Isabel e as Irmãs Catequistas Franciscanas de Rodeio.

Fonte: http://paroquiasantoambrosio.org.br/artigo/11

Contatos: