Era comum entre os imigrantes, após construírem seus casebres, providenciar a escola e a igreja. Na igreja da Comunidade da Saxônia apenas um quadro de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus foi colocado, trazido por imigrantes. Aos poucos a Comunidade foi melhorando e crescendo, contruindo a segunda igreja e atualmente a terceira. Nesse tempo foi encomendada uma imagem; a atual, veio da Itália em 08 de setembro de 1913.

O pedido foi feito por Marcos Fachini e Emílio Raphaelli, ao irmão Giovani Raphaelli que ainda estava na Itália. Chegou a Blumenau pela Empresa de Importação Roepke, então trazida pelo transporte próprio da época, em estrada ainda precárias. A queima de fogos, próximo ao rio Itajaí-Açu, anunciava a chegada da imagem. As Comunidades ali se reuniram para recepcionar a imagem.

Houve disputa entre os participantes para ver quem iria carregar a santa. Coube aos jovens Calisto Testoni, Alberto Poffo, Luighi Poffo e Germano Fachini prestar esse serviço. Dia 8 de setembro de 2013 a Comunidade celebrou os 100 anos da chegada da imagem. É tradição da Comunidade, no mês de maio, quando se celebra a festa da padroeira, rezar diariamente o terço e ler um pequeno texto que se refere a um dos títulos aplicados à Virgem Mãe de Deus. Fazem-se também, todos os anos, a coroação e a procissão com a imagem de Nossa Senhora, ao longo da rua sempre bem enfeitada.

P. Valente Simioni (falecido) e P. Hilário Passero são filhos desta comunidade.

Fonte: http://paroquiasantoambrosio.org.br/artigo/13 




Contatos: